Entenda a importância da sinalização em locais de trabalho!

Entenda a importância da sinalização em locais de trabalho!

Entenda a diferença entre suspensão e interrupção do contrato de trabalho
Entenda a diferença entre suspensão e interrupção do contrato de trabalho
15 de março de 2018
Desconto de vale-transporte: como funciona a regra percentual?
Desconto de vale-transporte: como funciona a regra percentual?
15 de março de 2018
Exibir tudo

Entenda a importância da sinalização em locais de trabalho!

Entenda a importância da sinalização em locais de trabalho!

Muitas tarefas no dia a dia do colaborador podem ser perigosas e, nesse sentido, é fundamental evitar acidentes. Por isso, torna-se imprescindível a utilização de sinalização de segurança nos locais de trabalho para advertir e orientar empregados e visitantes.

No texto de hoje, mostraremos o que são essas sinalizações e sua importância, a fim de evitar problemas e diminuir os riscos em sua companhia. Confira!

O que são as sinalizações em locais de trabalho?

As sinalizações de segurança nos locais de trabalho são o conjunto de estímulos visuais e sonoros que servem para advertir os empregados de determinado setor sobre os riscos nesses locais, indicando como agir em determinadas circunstâncias.

Em situações desconhecidas, é importante que haja sinalização para orientar sobre o que fazer e quais rumos tomar. Também é necessário investir em treinamento dos empregados para evitar acidentes.

Vale lembrar que a sinalização é fundamental, mesmo quando todos os colaboradores e visitantes utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados. Afinal, ainda que estes diminuam os riscos, é imprescindível saber como se comportar em determinados espaços, evitando ações que possam gerar acidentes.

As sinalizações de segurança são regulamentadas pela NR 26. Segundo ela, devem ser utilizadas determinadas cores para cada tipo de sinalização, sempre em ambientes que possam oferecer riscos ao empregado.

Além das cores, ela traz informações sobre a classificação, rotulagem de prevenção e ficha de dados dos produtos químicos utilizados no dia a dia da empresa.

Ainda, as sinalizações devem estar posicionadas em locais estratégicos e com visibilidade, mas sem atrapalhar qualquer movimentação dos trabalhadores e dos visitantes.

Qual a importância da sinalização de segurança?

A prevenção de acidentes de trabalho não é feita somente com o uso dos equipamentos necessários e com a fiscalização do empregador. É importante que haja sinalização nos locais perigosos a fim de os empregados saberem como agir nessas situações.

Caso aconteça algum incêndio, por exemplo, as sinalizações são essenciais, indicando onde se encontram as saídas de emergências, extintores de incêndios ou outros equipamentos necessários nesses casos.

Quando há movimentação de máquinas ou transporte de equipamentos, como empilhadeiras e tratores, é importante que haja orientação quanto aos locais destinados para os pedestres, evitando acidentes graves nesses locais.

Da mesma forma, quando se utilizam produtos químicos, usam-se rótulos indicando os componentes e quais são os perigos de inalação, contato com a pele ou, mesmo, ingestão, para o empregado ou visitante se precaver.

Por isso, a sinalização de segurança é fundamental para evitar acidentes de trabalho e preservar a saúde e a integridade física das pessoas que frequentam esses locais.

Como as cores são utilizadas na sinalização?

A NBR 7195, utilizada como um complemento da NR 26 em relação à sinalização, é a norma que dispõe sobre as cores que devem ser utilizadas para as placas e sinais de segurança. Ela é de fundamental conhecimento para que o trabalhador diminua seus riscos de acidentes.

A seguir, trazemos alguns exemplos das cores utilizadas e suas indicações:

Branca

Seu objetivo é demarcar passadiços, corredores e passarelas para circulação de pessoas, setas de sentido, coletores de resíduos e área de entorno de equipamentos de emergência.

Amarela

É usada para indicar situações que precisam de cuidado em geral, como parapeitos, pisos e portas que fecham verticalmente, piso molhado, etc.

Vermelha

Serve para identificar e distinguir equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência, paradas obrigatórias e de proibição.

Preta

Identifica coletores de resíduos, exceto os de origem biológica.

Azul

Quer dizer que uma atitude será obrigatória, como uso de EPI.

Verde

Caracteriza segurança, como localização de equipamentos de primeiros socorros e de proteção individual.

Laranja

Significa perigo, como partes de máquinas e equipamentos que podem causar acidentes.

O ideal é consultar a NBR para conferir todas as utilizações das cores, a fim de saber o que está sendo demarcado e o que se utiliza em cada situação específica.

Portanto, é imprescindível que tanto empregadores quanto empregados saibam a importância e o que significa a sinalização de segurança em seu local de trabalho, evitando acidentes que trazem risco à saúde e integridade física.

Está interessado em outros assuntos como esse? Então assine a nossa newsletter e os receba conteúdos atualizados!

Vanessa De Andrade Pinto
Vanessa De Andrade Pinto
Advogada Sócia DiretoraPós- graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Legale;Possui Certificados dos seguintes Cursos de extensão: As Reformas Processuais Incidentes nos Recursos Trabalhistas; Audiências Trabalhistas; Cálculos Trabalhistas; Audiência Trabalhistas Técnicas e Postura do Advogado; Reflexos da reforma processual Civil no Processo do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Tributário; Mediação e Arbitragem TASP; Redução da Maioridade Penal; Tributação no Setor de Serviços;Com atuação comprovada em âmbito Nacional, patrocinando mais de 5000 processos em todos os estados da federação.
Open chat
Precisa de um advogado? Entre em contato